Cara, minha opinião sobre esta sua questão é que a linguagem Java está na
moda há um bom tempo, e ela foi e está sendo adotada pela grande maioria das
faculdades. Devido a isso, a procura por Java está crescendo a cada dia, e a
sua comunidade também.

Java ganhou muito "a academia" pela sua facilidade (tanto em entendimento,
integração, facilidade de desenvolvimento, etc...), coisa que o Flex TAMBÉM
por isso, está ganhando agora também (claro que é um outro
direcionamento/paradigma).

Foi-se o tempo que CGI estava na moda e tudo era feito nela, o PHP tb, o
Java... e agora está vindo o Ruby... vamos ver no que isso vai dar.

Creio que o PHP é mais adotado pelo pessoal que não passou por uma faculdade
(talvez não hoje em dia, mas antigamente sim), ou então sendo pessoas
auto-didatas, escolheram o PHP por ser uma tecnologia mais "barata" em
relação a implantação em servidores disponíveis na Internet.

Conheço 89723498375 pessoas que não faziam faculdade nem cursos técnicos, e
eram "*curiosas*" em mexer nessas coisas (programação), e elas sempre
escolhiam PHP, Delphi...

Não conheço PHP, por isso não tenho propriedade intelectual pra discutir o
que Java teria de melhor em relação a ele,  mas em relação ao .NET, eu acho
que só pelo fato de ser free, isso já pesa bastante. (E pelo pouco que vi, o
PHP parece que causa um caos a cada mudança de versão, coisa que não
acontece no Java por exemplo... estamos cansados disso, retrabalho).

Tomara que esta Thread não vire uma discussão sobre linguagens rsrsr.

--
Atenciosamente, Pergentino Araújo.
Arquiteto Java/Flex