fala xará,

bem vindo ao time, quanto as suas perguntas...

Sendo assim, como conseguir o plugin Flex do Eclipse? Há como
desenvolver a
aplicação sem este plugin? É viável?

o plugin você  consegue no site da Adobe
http://www.adobe.com/products/flex/?promoid=BPDEQ.
Sim, da pra desenvolver sem ele, baixa o SDK e compila no DOS, mas da
pra conseguir uma licença legal de graça, então acaba não valendo
apena.

Qual framework de integração com Java é mais utilizado por aqui?
BlazeDS,
GraniteDS ou Exadel Flamingo?

ñ sei qual o mais o usado, mas recomendo o LCDS ou o BlazeDS.

[]!