Oi Fabiano, me desculpe pela demora... sabe como é final de ano né?

O que pode fazer é gerar uma view específica para esse relatório, por
exemplo, num jsp mesmo e no final desse documento você  coloca um javascript
com um window.print();
Depois dá uma olhadinha como funciona a impressão de extrato no seu internet
bank!

A outra opção é realmente montar a view completa no Flex e mandar imprimir
de lá. Depois dá uma olhadinha no FlexReport (
http://code.google.com/p/flexreport/), mas pelo o que eu entendi o que você
quer é montar o relatório no java mesmo né?