EU endosso o Mário Jr nas duas questões.

Tenho alguns sistemas de 'grande porte' (!uma avaliação sempre
relativa!) desenvolvidos em Flex e não vejo nenhum problema com eles,
e os clientes tb não :-)
Seria interessante o Endel indicar quais os problemas que ele
encontrou, poderia ajudar todo mundo por aqui.

Pela breve descrição de teu sistema, AIR seria a solução recomendada,
para permitir operação offline.

Como vc disse que este é um sistema 'grande', imagino que levará algum
tempo para desenhar e desenvolver. Assim eu sugiro iniciar com Flex 4
e AIR 2.0 (ainda em beta mas com anúncio de release oficial para
breve). E se vc está iniciando em Flex, o iniciando investigações
sôbre o Flex, não deixe de checar o Tour de Flex, aplicativo AIR com
centenas de exemplos e dicas.

hth
julio