Fala Patrik beleza,

   Infelizmente não consegui colocar em prática o que disse o nosso
amigo João, andei dando uma lida no diz o material sobre singleton e
me pareceu ser algo diferente do que preciso fazer, mas mesmo assim
tentei executar não funcionou e ficaram dúvidas, por exemplo onde
criar a classe ViewModel, como chamar, a idéia não ficou muito clara.

   Se tiver alguma outra idéia, na lista o pessoal falou sobre Events,
então agora estou lendo isso, mas o fato é ainda não solucionei a
questão.
   Bem está muito claro que estou iniciando no Flex, talvez isso seja
bem simples para alguém que já conheça.