Também não querendo gerar polêmica. Isso me incomado e muito no qmail. O servidor de MX já migrei para o postfix, achei muito prática e com mais recursos que o qmail, além de não ter que aplicar um monte de patchs. Postfix + Amavisd + Spamassassin.

Os servidores de e-mail (SMTP e POP3) ainda não migrei p/ Postfix, justamente por causa do vpopmail e como o Renato mencionou, não dá para jogar fora anos de uso de uma coisa que funciona...

Cada dia que passa eu quero migrar p/ o Postfix, mas teria que reescrever todas as ferramentas que temos para p/ admin dos usuários.

2 coisas que não gosto no qmail:
- se mandar um e-mail de 10M para 50 pessoas, 10 do UOL, 10 do Terra, 10 do IG e o resto para domínios diversos, o qmail abre 50 conexões, um desperdício de banda.
- log, o log do POP3 e SMTPD não dizem nada... tem que aplicar um monte de patch para começar a ter informações úteis.

Por outro lado, não vi ainda qmail-qread para o postfix, o postqueue -p só mostra as mensagem que estão na fila ainda, mas e as que já foram?

Ainda não achei também um sistema tão legal quanto o vpopmail. Tentei o postfixadmin, mas não consegui fazer alias de domínio por exemplo.

O problema do qmail que acho é que ele parou no tempo e deixou um monte de patch ser feito. Estava na hora de sair uma nova versão de qmail com SMTP autenticado, pop before smtp e todos os patchs úteis que foram p/ o netqmail-1.0.5. Tem também o SPAMCONTROL, mas no postfix é muito mais fácil de tratar blacklists e baddomains, badusers, tudo com expressão regular e erro customizado.

Tem também o fato do qmail não devolver o msg no momento do HEADER de usuários inválidos.

Para os que usam Postfix, o que usam para gerenciar domínios e usuários?

[]s,

Ari