Jose Augusto escreveu:

> Galera,
>  Alguém já configurou o zabbix?
>  Eu instalei aqui e num to conseguindo gerar gráficos :P ele dá "host
> unreachable" aqui, muito estranho, olha as confs...
>
> zabbix_agentd.conf
>
> Server=10.10.50.237
>
> # Server port for sending active checks
>
> ServerPort=10051
>
> # Unique hostname. Required for active checks.
>
> Hostname=bsbmonitor001
>
> zabbix_server.conf
>
> # Listen port for trapper. Default port number is 10051. This parameter
> # must be between 1024 and 32767

> [...]

Amigo, sei que minha resposta não foca seu problema, mas considere
trocar de problema por um que justifique o trabalho ;)

Eu dispensei essa semana o Zabbix em um ambiente onde ele monitorava 180
estacoes, 20 servidores e porta-por-porta de mais de 20 ativos de rede
(Cisco Catalyst). O Zabbix era legado, e sua alta performance e tremenda
dificuldade de ter os dados que o cliente queria monitorar, sendo
monitorado, estava praticamente fazendo o Open Source perder seu espaco
nessa companhia em favor de uma solução comercial (HP OpenView).

Hoje (literalmente, no dia de hoje) estamos terminando a monitoração das
ultimas estações, tudo com Cacti+Weathermap+Thold+Monitor+Discover
(plugins pro Cacti) e com a pequena ajudinha do SNMP da Microsoft nas
estações Windão, o ambiente é muito mais fácil de entender, pro time do
NOC, os alertas mais precisos e os disparos de trigger com o thold
deixam qualquer administrador seguro do ambiente (ou P da vida, se os
problemas forem muitos, afinal ele saberá de todos com antecedencia hehe).

O consumo de CPU com 12 instancias do poller (nem apelei pro cactid
ainda) caiu pela metade, pra fazer um serviço muito mais completo e útil.

Alem disso a monitoração é passiva, não depende mais de agentes, como no
caso do Zabbix, nas estações e servidores que por ventura forem Windows.
Isso torna o provisionamento muito mais simples, menos traumático, já
que um mero .bat no logonscript do PDC da rede faz tudo, inclusive
ligar/configurar o snmp do Windão. Nada de .conf persoanlizado mais!

Além disso monitorar processos na máquina é 100% funcional, confiável, e
simples de configurar. Pode-se dizer com precisão quanto de memória e de
processamento cada processo consumiu, e ativar alerta se algum processo
Windão que nunca deveria morrer, deixar de existir.

Isso sem contar o Weathermap, que com um pequeno hack faz as estações
com alertas disparados mudar de cor. Enfim, resumindo, considere um "rm
-rf" nesse zabbix, em favor do cacti com plugins. Acredito que tudo que
voce precisa monitorar, o fará melhor com Cacti.

E depois q vc editar um weathermap, nunca mais vai querer ver a opção
"mapa" ou "screen" do Zabbix. Sem falar que os gráficos do Zabbix não
são elegantes, a monitoração padrão, baseada em DIFF, também tende a ser
praticamente um Snort no que tange a falsos-positivos, ou seja você
consome mais tempo pra refinar, tempo esse que poderia ser útil para
algo bem mais proveitoso do que tunning no zabbix (como conquistar novos
clientes, ou tomar uma cerveja com a vizinha as 18hrs).

Zabbix pra mim, nunca mais!

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.