Marcelo Rodrigues Barragan escreveu:
> Olá Patrick,
>
> Achei muito interessante a sua mensagem sobre o Cacti, até porque já havia
> testado o Cacti anteriormente, antes de migrar para o Zabbix.
> Considerando a informação "...e com a pequena ajudinha do SNMP da Microsoft
> nas estações Windão...", na sua mensagem abaixo, e o fato de que encontrei
> dificuldades no monitoramento de servidores Windows com o Cacti, gostaria de
> saber qual o SNMP da Microsoft que você utilizou.
>
> Atenciosamente,
>
> Marcelo Barragan.

Marcelo, o SNMP nativo. Instala pelo CD do Windão, e depois vai no
gerenciamento de serviços, SNMP, e marca as opções desmarcadas, o que
fará o SNMP apresentar informações sobre os processos, um snmpwalk em
hrSWRun vai mostrar tudo que voce consegue ver no monitor de performance
do windao, processo por processo, alem de outras informacoes (linkagem
com DLL e argumentos/parametros de linha de comando dos processos que
usam isso.

Veja exemlo de um unico processo:

HOST-RESOURCES-MIB::hrSWRunName.436 = STRING: "csrss.exe"

HOST-RESOURCES-MIB::hrSWRunParameters.436 = STRING:
"ObjectDirectory=\\Windows SharedSection=1024,3072,512 Windows=On
SubSystemType=Windows ServerDll=basesrv,1 ServerDll=winsrv:UserS"

HOST-RESOURCES-MIB::hrSWRunType.436 = INTEGER: application(4)

HOST-RESOURCES-MIB::hrSWRunStatus.436 = INTEGER: running(1)

HOST-RESOURCES-MIB::hrSWRunPerfCPU.436 = INTEGER: 5346

HOST-RESOURCES-MIB::hrSWRunPerfMem.436 = INTEGER: 3944 KBytes

Aproveite e mude a comunicade do windao e use autenticacao, defina
usuario e senha no snmp e no Cacti configure o Device com as informacoes
de autenticacao. Afinal essas informacoes nao dizem respeito a ninguem,
a nao ser quem voce queira. Deixar sem auth e community public pode
resultar em vazamento de informacao, e acredite, estamos falando de
microsoft, então você vai ficar arrepiado se monitorar um Windão 2000 ou
2003 e observar a MIB de parametros (hrSWRunParameters), vai ver cn,dc e
outras informacoes passando em alguns serviços AD por ventura ativos hehe.

De qualquer forma é menos perigoso do que usar agentes de terceiros, e
os agentes do zabbix alem de ser um processo a mais ouvindo em rede,
rodando no windao, tem ainda um historico de segurança não muito louvável.

Boa sorte, o resultado final você vai gostar. Cacti com as
caracteristicas abaixo, combinado com OCSInventory, jogou o HP OpenView
no chinelo (palavras do cliente). E o mais bacana, o OpenView roda num
HP-UX e o Cacti gera alertas (validos, n falso-positivos) sobre o HP-UX
que o proprio OpenView local nao gera, ou leva mais tempo pra gerar
hehehe. Por exemplo ontem uma das partições onde roda o SAP tinha menos
de 2000 blocos livres, o Cacti gerou o alerta, e o alerta do OpenView
chegou so depois que o problema tinha sido corrigido heheh.