Evandro Nunes escreveu:

> uma parte da comunidade Linux anda com suas próprias pernas hoje.
>
> uma parte menor comunidade GNU também mas isso não faz tanto tempo
> assim. há 5 anos, em meados de 2002->2003 ninguém se atrevia a falar
> que John Maddog Hall estava errado em alguma coisa, que RMS estava
> errado, que o Torvalds estava errado, ou o tiozinho do Bazar e da
> Catedral estavam errados.
>
> e já estavam, esses conceitos errados repetidos hoje são exatamente os
> mesmos, há decadas repetidos, repetidos, repetidos... e dizem que uma
> mentira quando repetida severas vezes torna-se verdade, pois bem, para
> [...]
Pensando bem em tudo que foi dito e refletindo sobre o efeito dos anos
sobre software livre, tudo vem atraves da midia, sobretudo marketing
afinal ele torna popular qualquer coisa que é "trazida" aos olhos de
quem não conhece e deseja algo melhor. Não seria hora das 3 distros
BSD's formarem algum orgão de divulgação dos sistemas na midia ? Fico
triste quando associam Software Livre apenas a 1 sistema operacional ou
a meia duzia de programas quando existe todo um universo de softwares.
Nestes dias mesmo, lendo uma materia na PC-World, conceituada e tudo
mais, a materia era sobre o KDE4. Enfim, durante toda a materia o nome
que autor da materia dava sempre era Linux KDE 4, não apenas KDE 4,
associando o surgimento de algo em prol de um unico sistema. Talvez o
que falte na midia seja apenas informação clara, sem confusões, nem que
isso seja forçadamente divulgado como a IBM faz por tras, custeando o
caderno de uma revista atraves de anuncios. Leio as features do FreeBSD
7.0, com um novo sistema de troca ULE repondo o 4BSD, com performance
30% mais rapida do que o GNU/Linux 2.6 em testes independentes em
servidores multi-processados, o ZFS que inclusive ja esta quase bootavel
nativamente, e ninguem na midia diz ou revela isto para o publico. Nós
da comunidade sabemos de tudo isso, mas as pessoas que estão la fora que
não veêm outra oportunidade a não ser apenas uma em sistemas, se
conformam com o que possuem. Para muitos, a GPL não foi aprendida como
uma opção, mas como uma obrigação se você quisesse entrar no mundo do
software livre. O proprio richard stallman disse na entrevista do
BSDTalk  que as pessoas que hoje estão entrando no mundo BSD estão mais
conscientes e menos confusas sobre licenças do que as pessoas que hoje
estão entrando no mundo GNU como as distros que usam o kernel linux. Eu
posso dizer isso pois ja fui certificado em 2004 pela antiga Conectiva
Linux, e em nenhum momento da prova foi-me perguntando sobre licenças do
mundo livre ou as mais usadas. Saí de la "educado" e "treinado" pra
contestar qualquer tipo de outra distro que não fosse GNU/Linux em seu
kernel, afinal, so seria livre se fosse GNU. BSD ?.. era um sistema
longe de meu uso pois sempre me falavam que era para usuarios muito
avançados e que era dificil. O apt-get (sem ofensas) era a melhor coisa
do mundo junto com o RPM, e tudo que se fazia para instalar um servidor
na prova era saber sobre como usar o apt-get e o rpm. Cade o conceito de
sempre compilar o codigo mais atual de um programa sem os bugs
descobertos ? foram equivocos cometidos ainda que de forma recente na
historia e que ainda hoje são. Enfim, chego a conclusão que fiz a tal
certificação conectiva linux porquê na PC-World tinha uma materia
falando sobre capacitação profissional e na outra pagina a propaganda da
capacitação "oficial" da conectiva reconhecida pela "Linux Enterprise"
ou a ainda a novata na epoca, "LPI". Do que sinto falta no
open/net/freeBSD ? da visibilidade, pois de resto ele não deve em nada a
nenhum sistema operacional. Foi longo, mas terminei o post.