> Isso éh até um pouco triste pra mim. Pesquisei um pouco sobre asterisk pra
> instalar aki na empresa.

Eu acho isso triste para todos nós usuários de FreeBSD que simplesmente
ficamos sem opção...

> Para funcionar em FreeBSD  "eu" nao achei "garantia" fora das placas da
> digium.
> E sendo placas da digium, o seu link é ISDN? (aki pra pra mim isso eh
> sonho)
> se não for "pode" (obs: não estou afirmando nada) ter problemas, pois terá
> que usar o OpenR2, unicall, o que "hoje" não é 100% se tratando de digium,
> lah eh ISDN neh.

Me parece (só parece, nunca testei...) que as digium já funcionam bem com
R2, mas isso também é em Linux, no FreeBSD o zaptel parece que ainda esta
bugado.

> Diante da dúvida (por causa da inexperiência, incerteZa e talz), eu "fui"
> obrigado a escolher a Debian. Isso porque fiz um curso na
> http://www.digivoice.com.br, com Alexandre Keller (
> http://www.asteriks.com.br) e tive a triste certeZa que a digivoice não
> tem
> se quer pretenção de fazer seus drivers compatíveis com FreeBSD, e na
> ocasião as outras placas (intelbras, etc) também nao tinham driver para
> FreeBSD.

Eu já mandei um e-mail de contato para a digivoice sobre a possibilidade de
se portar o driver do linux para o FreeBSD, mas a ausencia de resposta me
disse exatamente isso (eles não tem interesse).

Até aqui tudo bem, basta eles continuarem com seus drivers abertos e nós
("comunidade") na medida do possível fazemos a nossa parte.

Infelizmente o FreeBSD perdeu alguns colaboradores nessa área e agora o
zaptel é orfão de pai e mãe, embora tenham me dito que um russo estava
trabalhando no port do dahdi para o FreeBSD (substituindo o zaptel bugado),
mas isso já faz algum tempo e não vi mais notícias nesse sentido.

O trabalho de port desses drivers é complexo, chato e requer muito tempo e
atenção (sem falar na necessidade de se ter o hardware em mãos e as
incontaveis horas de testes).

Como a esperança é a ultima que morre, ainda tenho esperança de quem sabe
conseguir algum $incentivo$ para trabalhar no port dos drivers, seria muito
bom poder contar com esse hardware no nosso SO preferido.

> Sinceramente, não tenho nada a reclamar de Linux, mas estou vendo uma
> forma
> de estar comprando uma placa digium pra usar.
>
> Caso, Caso... resolva usar placas nacionais (e até onde eu pesqueisei nao
> suportam BSD, tomara que descubra estar errado :[). Eu recomendaria placas
> da digivoice, são muito bem feitas e em "LINUX", funcionam bem.

Isso é verdade as placas digivoice (até o momento) funcionam muito bem, mas
infelizmente só em  linux...

Basta plugar o E1, esperar o sync e correr pro abraço, transparente, rápido
e indolor.

[]'s
Luiz