Lista: ibap (Fique atento: dicas no rodape!)
Mensagem enviada por: "=?iso-8859-1?Q?Wilson_Leite_Corr=EAa?=" <[EMAIL PROTECTED]>

Caros colegas

Somente a necessidade leva o procurador a imiscuir-se no âmago de cálculos
judiciais. Eu trabalhei de março/97 a março/98 na procuradoria do INSS em
Jaú, e nos primeiros meses, tinhamos à disposição 02 servidores
especializados em cálculos judiciais, os quais eram convocados de outras
procuradorias regionais. Algum tempo depois, restou apenas 01 servidor, e
como recebia em média 30 citações de execuções por semana, sempre de valores
elevados, por necessidade do serviço tive que conhecer os sistemas de
cálculos utilizados pelo INSS e realizava grande parte dos cálculos.
Dr. Mauro sempre disse que isso não era obrigação do procurador, e estava
certo. Mas as necessidades do serviço nem sempre condizem com as condições
trabalho e com a mão-de-obra disponível.
Como dizem aqui no MS - "quem não tem cachorro caça com gato", e é isso que
acontece.
Mas, em última análise, é extremamente salutar que o procurador tenha
conhecimento, ainda que superficial, dos cálculos que está a utilizar em
juízo, ou contra os quais apresenta defesa, pois se isso não ocorrer,
certamente a defesa do ente público estará prejudicada, uma vez que a
fundamentação em casos de erros em cálculos depende de análise pormenorizada
tanto dos cálculos que vc. apresenta, quanto os da parte contrária.
Devemos sim é lutar para existam profissionais da área disponíveis no órgão
a que pertencemos, e mesmo nesse caso,  devemos nos municiar de informações
junto a esses profissionais, pois se conhecemos os cálculos em ação que os
envolva, metade do mérito estará resolvido.

Wilson Leite Corrêa
Procurador do INSS
Dourados - MS