Lista: ibap (Fique atento: dicas no rodape!)
Mensagem enviada por: "FRANCISCO DAS NEVES BAPTISTA" <[EMAIL PROTECTED]>

Colegas:
O meu querido companheiro de Procuradoria, Dr. Sergio, provocou-me duplamente
em sua mensagem abaixo: aludindo ao "silencio" dos participantes da
lista e mencionando a sua doentia flamenguice, agora desdobrada em
estrangeirice anti-vascaina. Quanto a esta ultima, os fatos,
implacaveis, jah comecaram a demonstrar a inanidade de sua adesao a
bandeiras alienigenas.
Quanto ao silencio, no meu caso, prende-se a cautela de natureza
etica. A materia envolveu e envolverah, inevitavelmente, questoes de
direito municipal e possiveis decisoes legislativas, que podem vir,
de futuro, a exigir intervencao da Procuradoria da Camara.
Abstenho-me, por isso e por ora, de comprometer-me com esta ou aquela
posicao, ainda que, em tese (e estritamente em tese), nao me pareca
sustentavel a mudanca de destinacao de bem publico a beneficio de
particulares -- mesmo se estes particulares jurarem, sobre a Biblia e
a Bandeira Nacional (ou mesmo espanhola, ou britanica), que aplicarao
os lucros da nova atividade aos fins originarios (e publicos)  da concessao
estatal.
Por outro lado, nao hesito em alinhar-me com o IBAP e seus membros na
solidariedade ao Dr. Raphael Carneiro da Rocha Filho e na indignacao
em face de qualquer tentativa de responsabilizacao funcional deste,
pela reiteracao atraves da imprensa de sua firme e fundada posicao --
seja a do Dr. Francesco Conte melhor, pior ou de igual valor.
Estah-se tratando de assunto jah levado aa imprensa e aos tribunais,
de modo que qualquer advogado, publico ou particular, se perguntado a
respeito, tem o irrenunciavel direito de expressar sua opiniao
tecnica -- sobretudo se jah a manifestou em atividade profissional
anterior. Se tivesse havido violacao de sigilo, ou ofensa pessoal a
dirigentes da PGE, o procedimento disciplinar seria admissivel. Pela
soh transmissao ao publico de entendimento juridico, eh sobrevivencia
mais do que tardonha do famoso "entulho autoritario".
Saudacoes (vascainas, para o Dr. Sergio).
Francisco das Neves Baptista - Procurador da CMRJ