From: [EMAIL PROTECTED]
To: [EMAIL PROTECTED], [EMAIL PROTECTED]
Subject: Re: [java-list] Pergunta Intrigante !!!!!

Cibelli,

Esta é uma questão muito difícil de ser analisada. Se voce imaginar que por
exemplo a maioria dos profissionais de TI hoje em dia, não são mais CLT e
sim trabalham no esquema de empresa contratada, fica mais difícil. Pois a
maioria das vezes que recebe o treinamento é o contratado e não existe uma
forma de se obrigar o cara a ficar certo tempo na empresa depois do
treinamento pois o contrato dele é de empresa para empresa. Ou seja, a
figura da pessoa não existe e sim a figura da empresa. Nos casos dos
profisionais que são CLT, também é a questão é um pouco difícil, pois se a
empresa pagar um treinamento ao funcionário, isto é visto como um benefício
para a empresa ( " e para o funcionário, e claro !!!"). Mas também não
existe uma forma de garantir a permanencia do funcionário na empresa. Ou
seja, se ele quiser pedir as contas a unica lei que vale aí é a lei
trabalhista (CLT) e ele pode ter tido quantos cursos forem. E por isso que
muitas empresas estão apenas oferecendo cursos a funcionários de niveis de
coordenadoria ou de nivel gerencial, pois nestes cargos a rotatividade e
menor. Acho que nos profissionais não temos outra opção senão correr contra
o prejuízo e se especializar por conta própria. É claro que isto as vezes
requer muita grana e tempo e recursos, mas acredito fielmente que todo
esforço vale a pena. Veja por exemplo aqui nesta lista. Temos amigos de
todos os níveis de conhecimento e cada um a cada pergunta procura aprofundar
o seu conhecimento. Desta forma muitos vão aos poucos adquirindo experiência
e conhecimento. Eu também acho que quando falta grana pra fazer um curso, o
velho e bom livro ainda é um das melhores opções. Só pra finalizar, uma
empresa que oferece curso de Java é a Global Education
www.globaleducation.com.br