-----Mensagem original-----
De: Luiz Reginaldo [mailto:[EMAIL PROTECTED]]
Enviada em: segunda-feira, 22 de abril de 2002 12:45
Para: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: Re: [java-list] Pergunta Intrigante !!!!!

Cibelli,

       Essa questão envolve a cultura organizacional. A empresa pode optar por treinar ou não seus funcionários, mas muitas empresas decidem não treinar talvez com receio de que o profissional vá embora.

       Essa questão é bem complexa, pois.... se a empresa investe em treinamento, seus funcionários ficam melhor qualificados... E, por quê vão embora? No meu modo de ver, eles vão atrás de melhores oportunidades profissionais, já que eles possuem um perfil requisitado pelo mercado. E.... Por quê a empresa não segura esses funcionários? Por vários motivos, que vão desde um processo burocratizado de ascenção salarial, comparação de salários, até falta de recursos.... E muitas vezes deixam de ver que um funcionário que vai embora leva consigo também um conhecimento do negócio, que tem um preço inestimável para a empresa.

     E por quê as empresas estão atrás de profissionais Java altamente qualificados? Ora, eles não precisam ser treinados, eles já estão prontos para atender as necessidades da empresa. Não precisam de treinamento (pelo menos, não de imediato), e com isso a empresa e seus projetos não precisam passar pela fase do "aprendizado".

     Compartilho do seu sentimento, também já passei por isso. Infelizmente, Cibelli, faltam a muitas empresas a visão de que nós, profissionais, estamos sempre em busca de melhor qualificação... E, se não temos nosso devido valor na empresa em que estamos, certamente partiremos atrás de uma oportunidade melhor....

Um grande abraço,

       Luiz Reginaldo