Olá!

Isso foi sacanagem (e na minha opinião, foi burrice mesmo) da própria
Lutris... Eles poderiam ter feito como o JBoss: dizer q é J2EE sem
certificação. Os caras jogaram o código fonte, a comunidade aprimorou e
implementou, e depois eles fecham o código, deixam todo mundo na mão... e
depois vêm culpar a Sun?!?!?

Eu digo que foi burrice, porque eles teriam um mercado enorme como Open
Source, mesmo não sendo "certificado J2EE" (vide JBoss). Agora eles estão do
outro lado, concorrendo com Sun/iPlanet, IBM, BEA...

Não está mais em rota de colisão. MUITO pelo contrário:
http://jakarta.apache.org/site/jspa-agreement.html