Luiz,

Eu não ia entrar nos méritos apesar de que fui eu quem fez a pergunta sobre
os salários.

Concordo com você com relação a capacidade de alguém, mas também concordo
com o Alexandre, acho que não precisa fazer uma faculdade, mas ralar sim,
ser autodidata?? Não basta, têm que ser pesquisador (comprar muitos livros,
fazer pesquisas na Internet, ouvir pessoas com experiência, fazer cursos),
pois o JAVA abrange um universo muito maior que simplesmente a ferramenta,
por isso mesmo acho que quem fez facoco, terá que se empenhar muito, muito
mais para chegar a algum lugar!!!

Também concordo com o Leonardo no que diz que temos que não só criar uma
comunidade, mas temos que ter um CRI (Conselho Regional dos Informáticos),
pois assim colocamos ordem na bagunça de qualquer um entrar na área de
informática e achar que porque fez um site, já é analista de sistemas,
quando a gente que rala, e acaba ficando  para trás.

A pergunta que eu fiz foi sobre os salários, mas acho que descampou para
capacidade, cursos na SUN (outra coisa, eu faço os cursos lá, e o que os
instrutores passam, que os cursos são: para abrir o universo JAVA, que o
curso é muito pouco, tanto para certificação, quanto para se sair no
mercado, gritando aos quatro ventos que sabe-se tudo de JAVA) e outros
problemas da nossa área.

Minha opinião é que tudo isso acontece porque é uma área que aceita
profissionais (especializados) e "profissionais" e esses últimos pedem
muitas vezes valor/hora abaixo do mercado para se colocar e acaba colocando
todos os outros profissionais da área num valor inferior também, mas também
acho que isso vai mudar, pois eu já vi aplicações feitas por empresas de
renome, simplesmente ter que ser refeitas por causa de código JAVA mal
construído, e daqui a um tempo, as empresas ou consultorias que quiserem
códigos bem feitos em JAVA, terão que constratar profissionais que realmente
investem em aprender a linguagem e
as ferremantas e conceitos afins.

Muito obrigada, pelas respostas de todos vocês, tanto sobre os valores, como
sobre as discussões, pois acho que elas servem para aproximar os
profissionais.

ANdréia