Jessé,

Precisa saber se a sua preocupação é mesmo lógica ou epistemológica, ou se vai
para o lado metafísico, ou se quer abordar esses dois aspectos de um modo só

A “Metafísica” de Aristóteles trata desse problema de maneiras que interessam
também à Lógica.

Mas, se você quer saber sobre filósofos mais recentes, como Hegel que você
citou, uma referência é o livro de Paul Ricoeur “O Si-mesmo como um outro”, que
trata da clivagem entre identidade e alteridade.

Outra obra, de Jan Łukasiewicz, que trata do princípio da não-contradição,
levanta uma série de problemas e de insights no plano da Lógica que podem
servir também para discutir o princípio da identidade. Há uma tradução para o
Italiano “Del principio di contraddizione in Aristotele”.

Boa sorte.

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/53A44B38-294B-4BAD-96E7-624977FDBFCE%40gmail.com.

Responder a