Obrigado pela mensagem, Hermógenes.  Conversamos bastante sobre isso, de
fato, há alguns anos, e é possível que você seja a única pessoa na presente
discussão que tenha realmente procurado se informar sobre os gastos que
nosso país faz para ter acesso à ciência --- e, em particular, ao que ele
mesmo produz, financiado com verba pública.

João Marcos traz um ponto importante, sobre o qual já discorri antes na
> [...]
> IES, claro. A minha instituição, a UFPB, por exemplo, pagou algumas
> centenas de milhares de reais
> <https://sipac.ufpb.br/public/jsp/processos/processo_detalhado.jsf?id=1849298>
> para obter acesso aos dados bibliométricos da Clarivate e Scival. O
> contrato tem sido renovado periodicamente. A justificativa supostamente
> seria a "necessidade de uma ferramenta para avaliação da produção da
> universidade com base em dados e evidência". Os demais detalhes da
> justificativa é copiado e colado da própria brochura do fornecedor.

Sem dúvida é de se indignar!

> [...]
> pintarem como defensoras dos fracos e oprimidos). Contudo, somos leitores
> de ciência também. Não é improvável que uma boa parte de nós vá direto ao
> Sci-Hub e sequer se importe com o portal de periódicos da CAPES. Ainda que
> não façamos tanto uso atualmente, os cofres públicos continuam pagando. E
> não é factível que o Governo Brasileiro simplesmente deixe de pagar sob a
> alegação que quase 100% de nós já usamos Sci-Hub mesmo. Me parece que os
> custos aos cofres públicos devem ser devidamente considerados, ainda que
> seu efeito em pesquisadores individuais seja mais diluto.

Isto é algo que me preocupa bastante.  Exatamente por este motivo, só
aceitei participar do projeto do novo periódico *Logics* após receber
muitas garantias de que pesquisadores de países emergentes seriam tratados
de forma diferenciada.  O tempo dirá se a MDPI tem interesse em cumprir
suas promessas, neste caso --- isto é, caso o projeto não morra no berço
por conta de boicotes vários por parte dos colegas.

Não tenho soluções a sugerir. Trata-se de um problema melindroso. Mas acho
> importante evitar que a perspectiva do pesquisador individual domine, e que
> os custos para a sociedade sejam devidamente considerados.

De acordo.  Quanto à "solução" proposta por alguns colegas, através da
apologia aberta à pirataria, quer me parecer que há uma confusão clara,
neste caso, com relação ao significado de conteúdo de "acesso aberto":
https://en.wikipedia.org/wiki/Open_access

Abraços, Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/