O artigo abaixo, que discute o efeito de várias políticas de publicação na
eventual redução do período de avaliação de papers, sem prejuízo da
qualidade dos pareceres produzidos, é interessante:
https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/jep.28.3.169
Claramente se trata de um problema de alta complexidade.

> Grande abraço, para aqueles que ainda sonham em publicar no
> Journal of Symbolic Logic, ACM Journal of Logic e similares.

De minha parte, tenho muita dificuldade em reduzir meu próprio tempo de
avaliação...  O último paper que recebi para avaliar para um destes
periódicos da sua lista, Mauricio, tinha mais de 50 páginas de densa
matemática, o que certamente não ajuda a tornar o processo de avaliação
mais expedito.  Parece-me claro, contudo, que cada periódico tem seu
próprio perfil de atração de papers.  Não por acaso vamos buscar sempre nos
mesmos periódicos aquilo que lemos --- e isto acaba ajudando, de fato, a
aumentar a nossa _dependência_ destes mesmos periódicos.

Outro dia falei aqui sobre um periódico *de primeiro nível* da Oxford
Academic no qual 2 dos 6 editores são brasileiros e que NÃO é open access,
e nem sequer tem seu conteúdo acessível através da CAPES Periódicos (e, da
última vez que procurei um artigo recente deste periódico no "milagroso"
site da Alexandra Elbakyan, também não o encontrei por lá).  Como resolver
este tipo de situação de total "closed access" para a qual estamos
colaborando sem reclamar nadinha?

Abraços,
Joao Marcos

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LhVDWmTicET0OdoUZW697UsYaymwdFWvqhApK5wY0RLvQ%40mail.gmail.com.