Oi pessoal

Uma das questões, Petrucio, é o que fazemos com essa falta de conhecimento.

Uns quantos fazem nada, umas quantas tentam mostrar como é importante que
melhoremos - de vários modos: convidando mais mulheres para eventos,
prestando mais atenção no modo com o nos comunicamos com estudantes que não
são do mesmo perfil (homens brancos etc..), especialmente estudantes novos,
conversando sobre isso com as colegas e alunas, escutando… I la vane va.

É difícil mudar uma cultura de exclusões como esta na qual fomos educados.
Mas não é impossível. Ocorre que para que as mudanças positivas aconteçam é
preciso querer. Quem gosta das cousas como estão ou não se importa não vai
querer mudar, não vai fazer o mínimo esforço.

Agora, Walter, meu caro, você realmente argumentou apelando a “Nem todo
homem”?

Estranho!

Implícito no meu reclame-cutuco, claro, estava que

- levando-se em conta TUDO o que se sabe (ou deveria saber?) sobre
mecanismos de exclusão de grupos ditos “outros” na academia;

- considerando o tanto que nós mesmos já trocamos ideia sobre isso;

- lembrando das estratégias por promoção de diversidade nos grupos lógicos
acadêmicos com a qual a SBL tem se comprometido, dentro e fora do Brasil
(na área de STEM, na filosofia, em todas as áreas, por todas as partes do
mundo!);

Dado tudo isso, me parece plenamente justificado externar incômodo com MAIS
UM MANEL. Eu ainda reforcei isso quando falei que o mesmo poderia ser dito
de muitos outros (a maioria) dos eventos da área de lógica. Nós não temos
todas as soluções para resolver este problema, Walter, mas precisamos de
aliados para pensar junto. Assim, discutível, para mim, é você apelar ao
tipo de argumento que começa com “Nem Todo Homem”…

Agora que estava terminando o email vi o do JM e não só corroboro o que ele
disse (o evento está bem equilibrado) como lembro que o CLMPST ofereceu
isenção para estudantes que se candidatassem para trabalhar algumas horas
no evento.

Vamos fazer melhor? É só e tudo isso que estamos tentando convencê-los a
fazer.

Ah, por fim: se tiver de apontar dedos, apontaremos, por mais que a
instituição “todo homem” se desagrade.

Abraço,
G.

Gisele Dalva Secco