... Sobre origamis,

Origamis (principalmente por permitir movimentos do tipo "deslizar", o que
aí já entra topologia além
da geometria) sao capazes de "performar" operacoes que a régua e o compasso
nao permitem
(nao sei se isso aparece na reportagem que nao consegui ler, se estou
chovendo no molhado
me desculpem).

Mas sempre achei muito interessante isso, por exemplo existe um
procedimento em origami
que trissecta um ângulo dado (um dos três problemas clássicos de régua e
compasso que nao tem
solucao, conforme se deduz da álgebra das extensoes de corpos - os outros
dois sao
a quadratura do círculo e a duplicacao do cubo).

Atés

[]s  Samuel

Em quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 às 01:37:30 UTC+1, Joao Marcos
escreveu:

> da Turing-completude dos origamis
> https://www.quantamagazine.org/how-to-build-an-origami-computer-20240130/
>

> JM

Para acessar esta discussão na web, acesse
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/b4cdbd72-0073-4af5-96eb-2cd845f85a4an%40dimap.ufrn.br.

Responder a