Sexta-feira, 29 de junho de 2001
XII Semana do Tempo Comum, cor litúrgica verde
"A Igreja, família de Deus, repleta de suas bênçãos"

Leitura(1):
Gn 17, 1.9-10.15-22
Salmo(2):
128/127, 1-2.3.4-5
Evangelho:
Mt 8, 1-4

Hoje:
Dia do Pescador
Dia da Telefonista

Santos do dia:
Pedro e Paulo (Apóstolo dos Gentios), Judite, Ema, Anastácio, Beata (virgem mártir), Cássio (bispo na Úmbria, Itália)


Leitura
Gn 17, 1.9-10.15-22
ALIANÇA E CIRCUNCISÃO

1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse:" Eu sou o Deus poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito". 9Deus disse ainda a Abraão: "Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado".

15Deus disse também a Abraão: "Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão". 17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: "Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?" 18E, dirigindo-se a Deus, disse: "Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença".

19Deus, porém, disse: "Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo". 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.

   

Salmo
128/127, 1-2.3.4-5
Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor

Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

 

Evangelho
Mt 8, 1-4
A CURA DE UM LEPROSO

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: "Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar". 3Jesus es­tendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, fica limpo". No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: "Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles".

Outras Leituras Relacionadas
Mc 1, 40-45; Lc 5, 12-16; Lv 13,14; 2Rs 7; 2Cr 26, 16-21 


Comentando o Evangelho
(3)
SEJA PURIFICADO!

A cena do encontro de Jesus com um leproso, e sua cura, é carregada de sentido. O milagre acontece no âmbito de relações interpessoais. De um lado, está Jesus, cujo poder taumatúrgico é muito conhecido, bem como sua disposição a colocar-se a serviço dos oprimidos de todos os tipos. De outro, encontra-se um indivíduo estigmatizado por causa de uma doença, que afastava de si as pessoas e o obrigava a viver segregado de qualquer contato social. Havia algo ainda mais grave: a lepra excluía-o da comunidade religiosa, portanto, de Deus.

O milagre de Jesus consistirá em refazer a 'rede de relações da qual o leproso fora afastado.

O segundo é o âmbito da vontade livre. Aí, Jesus age de maneira bem simples: nada de gestos mágicos nem de cerimônias. O leproso recorre a ele, com toda a liberdade e confiança: "Senhor, se tu queres, tens o poder de purificar-me". E Jesus o cura com um ato de sua vontade: "Eu quero, fique purificado". A doença do leproso não o compele a buscar a cura, independentemente de sua vontade.

O terceiro é o âmbito da fé. Se o homem recorreu a Jesus, foi porque reconhecia seu poder. Sem este pressuposto, não seria movido a desrespeitar uma convenção social, e a aproximar-se do Mestre.

 

(1) Ciclo Ferial I (para os dias da semana do tempo comum referente aos anos impares)
(2)
Numeração dos livros dos  Salmos: Hebraica (número maior) / Vulgata ou dos Setenta (número menor), válida para os Salmos de 11 a 113 e de 117 a 146; fora dessas faixas a numeração é igual. 
(3)
Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano C, ©Paulinas, 1997

"Jesus não se limita a dizer ao leproso "fica limpo", ele o tocou. Não podemos ficar só no discurso, temos que colocar a mão na massa. Muitas pessoas esperam nossa acolhida para que sejam incluídas.(LITURGIA DIÁRIA Nº 114, ©PAULUS)

 

Para assinar a lista:............. [EMAIL PROTECTED]
Para enviar:.............................. [EMAIL PROTECTED]
Para sair da lista:.............. [EMAIL PROTECTED]
Nosso site:.............. http://www.geocities.com/listamensageiros/
Sugestões ou dúvidas:..... [EMAIL PROTECTED]

Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

Responder a