Sábado, 30 de junho de 2001
XII Semana do Tempo Comum, cor litúrgica verde
"A minha alma engrandece ao Senhor..."

Leitura(1):
Gn 18, 1-15
Salmo(2):
Lc 1, 46-47.48-49.50 e 53.54-55
Evangelho:
Mt 8, 5-17

Santos do dia:
Os primeiros mártires da Igreja de Roma, Luciana, Basílides (soldado), Teobaldo, Bertrando (bispo de Le Mans), Marcial, Tibau, Bem-Aventurado Filipe Powell (Tyburn, Londres, pertencia à Ordem beneditina)

Leitura
Gn 18, 1-15
ABRAÃO RECEBE TRÊS VISITANTES – TRÊS ANJOS

Naqueles dias, 10Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontroe prostrou-se por terra. 3E disse: "Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo". Eles responderam: "Faze como disseste".

6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara e lhe disse: "Toma de­pressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa­os". 7Depois, Abraão correu até o re­banho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o preparasse sem de­mora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado, e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: "0nde está Sara, tua mulher?" "Está na tenda", respondeu ele. 10E um deles disse: 'Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho". Ouvindo isto, Sara pôs-se a rir, da entrada da tenda, que estava atrás dele.

11Abraão e Sara já eram velhos, muito avançados em idade, e para ela já havia cessado o período regular das mulheres. 12Por isso, Sara se pôs a rir em seu íntimo, dizendo: "Acabada como estou, terei ainda tal prazer, sendo meu marido já velho?" 13E o Senhor disse a Abraão: "Por que riu Sara, dizendo consigo mesma: 'Acaso ainda terei um filho, sendo tão velha?' 14Existe alguma coisa impossível para o Senhor? No ano que vem, voltarei por este tempo, e Sara já terá um filho". 15Sara protestou, dizendo: "Eu não ri", pois estava com medo. Mas ele insistiu: "Sim, tu riste".

Salmo
Lc 1, 46-47.48-49.50 e 53.54-55
O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade

A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.

Pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho
Mt 8, 5-17
A CURA DO SERVO DO CENTURIÃO EM CAFARNAUM

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6"Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia". 7Jesus respondeu: 'Vou curá-lo". 8O oficial disse: "Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz".

10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: "Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente, e se sentarão à mesa no reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes". 13Então, Jesus disse ao oficial: "vai! e seja feito como tu creste". E naquela mesma hora o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou to­dos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaias: "Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades".

Outras Leituras Relacionadas
Lc 7, 1-10; Jo 4, 43-54; Mc 1, 29-34; Lc 4, 39-41.

Comentando o Evangelho
(3)
UMA FÉ ADMIRÁVEL

Nos contatos interpessoais, a atenção de Jesus concentrava-se na presença, ou não, da fé no coração de seus interlocutores. Pouco lhe importava a condição social ou racial, nem o maior ou menor grau de instrução que podiam ter. Desde que se mostrassem sensíveis à fé, era possível estabelecer com o Mestre uma profunda comunhão de interesses.

O pedido que lhe dirigiu o oficial romano ilustra esta disposição interna de Jesus. Aquele recorrera ao Mestre, em favor de um empregado, que era paralítico e sofria muito. Tratava-se de um pagão, a serviço dos opressores romanos, que pedia um milagre para outro pagão, sem nenhum vínculo especial com o povo de Israel. Isto seria suficiente para que Jesus se recusasse a atender a um tal pedido. Mas isto era secundário! Interessava-lhe saber se o oficial estava sendo movido pela fé. Na verdade, estava. E por uma fé tão grande, que achou desnecessária a presença física de Jesus, para ser atendido. Bastava "uma só palavra sua" para que seu servo ficasse curado.

Jesus possuía um poder inaudito de curar. Nada poderia impedi-lo de atender a um desejo.

Enquanto seus familiares e conterrâneos recusavam-se a reconhece-lo, Jesus dava-se conta de que algo extraordinário estava acontecendo entre os pagãos. Abertos para a fé, estavam mais aptos, do que os judeus, a se tornarem beneficiários do Reino.

(1) Ciclo Ferial I (para os dias da semana do tempo comum referente aos anos impares)
(2)
Numeração dos livros dos  Salmos: Hebraica (número maior) / Vulgata ou dos Setenta (número menor), válida para os Salmos de 11 a 113 e de 117 a 146; fora dessas faixas a numeração é igual.
(3)
Jaldemir Vitório é sacerdote jesuíta, professor das Sagrada Escritura no Centro de Estudos Superiores, em Belo Horizonte, MG. Este comentário foi extraído do livro O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano C, ©Paulinas, 1997

"Pelas atitudes de fé de cada um, o reino se expande. Às vezes quem chega depois enxerga melhor o que precisa mudar. No reino de Deus é assim: há lugar para todos. (LITURGIA DIÁRIA Nº 114, ©PAULUS)

Grupos.com.br