Terça-feira, 3 de julho de 2001
Ofício da Festa de São Tomé, Apóstolo, cor litúrgica vermelha
"Louvor à misericórdia de Cristo"

Leitura:
Ef 2, 19-22
Salmo(1):
117/116, 1.2
Evangelho:
Jo 20, 24-29

Santos do dia:
Tomé (Apóstolo), Anatólio (de Alexandria, bispo de Leodicéia, na Síria), Leão II, Marcos (mártir), Luciano (mártir), Heliodoro (Itália), Martiniano.

Leitura
Ef 2, 19-22
DO QUE ERA DIVIDIDO, ELE FEZ UMA UNIDADE

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois a família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tomardes morada de Deus pelo Espírito.

Salmo
117/116, 1.2 (R/. Mc 16, 15)
Ide por todo o mundo, a todos pregai o evangelho

Cantai louvores ao Senhor todas as gentes, povos todos festejai-o!

Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Evangelho
Jo 20, 24-29
MEU SENHOR E MEU DEUS!

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei".

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29Jesus lhe disse: "Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"

Outras Leituras Relacionadas
Sl 35, 23-24; Am 5, 16 (v.28);  1Pd 1, 8 (v. 29)

Comentando o Evangelho
(2)
SÃO TOMÉ, APÓSTOLO

Tomé significa em aramaico "gêmeo"; por isso João lhe dá o nome grego "Dídimo" (Jo 11,16; 20,24). Os sinóticos limitam-se a mencionar Tomé no elenco dos apóstolos (Mt 10,3; At 1,13), ao passo que João, cujo evangelho elucida diversos modos de "conhecimento" ou de "não aceitação" da mensagem de Cristo, parece dar grande importância às suas reações na vida cotidiana dos apóstolos. Considera, por isso, Tomé como um símbolo da incredulidade deles: Tomé percebe de imediato as dificuldades e perigos de uma viagem a Jerusalém, nas não apreende o seu significado profundo (Jo 11,16); com seu realismo, não se entusiasma com as perspectivas do sermão do Senhor durante a última Ceia (Jo 14,1-6). Após a ressurreição, pretende um conhecimento experimental e "carnal" do Cris­to, quando se tratava de conhecimento "espiritual" de fé (Jo 20,25-29). Alguns dias depois, porém, encontra-se de novo no meio dos discípulos que haviam reconhecido o Cristo ressuscitado, e o seu reconhecimento de Jesus torna-se comovida profissão de fé: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20,28). A vida de Tomé é um longo itinerário que parte do realismo humano e vai ao conhecimento no Espírito. Não se conhecem as circunstâncias da obra de Tomé após Pentecostes. Parece que ele tenha ido para fora das fronteiras do império romano, em direção à Pérsia e Índia (tradição medieval).

(1) Numeração dos livros dos  Salmos: Hebraica (número maior) / Vulgata ou dos Setenta (número menor), válida para os Salmos de 11 a 113 e de 117 a 146; fora dessas faixas a numeração é igual.
(1)
Extraído do MISSAL COTIDIANO, página 1672, ©Paulus, 1997

"Tomé simboliza aqueles que não acreditam no testemunho da comunidade. Por outro lado, ele demonstra grande fé no ressuscitado: "Meu Senhor e meu Deus".
(LITURGIA DIÁRIA Nº 114, ©PAULUS)

Grupos.com.br