ELIZABETH KOSLOVA wrote:

> Uma pergunta pode surgir, mas porque não se da inteligência ao quarto
> estagio?  A resposta é peso. O VLS tem uma capacidade de lançamento de
> 400 a 200Kg
> dependendo da orbita, o quarto estagio pesa 190Kg quando vazio, e
> praticamente entra em orbita com o satélite, entao dotar o quarto
> estagio de um sistema de orientação ou tiraria uma parcela enorme da
> carga útil, ou entao compensar isto com mais potência de estágios
> anteriores, oque daria um crescimento de peso geométrico no foguete
> final.
> [...]

Eu tenho esperânça que o VLS possa ser uma arma anti-satélite -ASAT - no
futuro ou a tecnologia adquirida ter utilidade para função. Deve ser um
dos motivos para que os países desenvolvido sejam contrario a
proliferação desta tecnologia, além da possibilidade de ser usado para
mísseis balísticos. A desculpa original poderia ser o motivo secundário.

Um dos boster talvez tenha capacidade de lançar um pequeno veículo de
caça e destruição ASAT. Teria que ser lançado por uma caça como o
ASM-135 lançado pelo F-15.
Se observarem como os EUA e países da NATO estão dando importância as
armas guiadas por GPS e as comunicações por satélite, entre outras,
podem ver como estes sistemas terão importância nos conflitos futuros
para se conseguir superioridade de informação(a exemplo da superioridade
aérea).
Tem alguém ligado no tema "guerra de informação" na lista?

Fábio Morais Castro