Ola' Junior,
o enunciado esta' meio ruinzinho, pois nao da' a impressao de que ficar do lado
esquerdo ou direito faria alguma diferenca. Melhor seria "...cada degrau fique
com um rapaz e uma moca ao seu lado, direito ou esquerdo."

(Achar que isso seria obvio da' margem a tambem achar que cada pessoa poderia
estar em pe', sentada, ou ajoeelhada, por exemplo)

Considerando isso, a solucao e'
 (# permutacoes dos rapazes)  * (# permutacoes das mocas) * (# arrumacoes em
relacao ao lado em que as mocas podem ficar, isto e', cada uma delas pode ficar
do lado direito ou esquerdo)

Assim, temos  5! * 5! * 2^5  = 120 * 120 * 32 = 460800

[]'s
Rogerio Ponce

Júnior <[EMAIL PROTECTED]> escreveu: Não consigo resolver o problema abaixo, se
alguém puder me ajudar, desde já agradeço.
5 rapazes e 5 moças devem posar para uma fotografia, ocupando 5 degraus de uma
escadaria, de forma que em cada degrau fique com um rapaz e uma moça. De
quantas maneiras podemos arrumar este grupo?
Sei que a resposta é o que menos importa, mas o resultado dá: 460800.
Desde já agradeço.

http://br.messenger.yahoo.com/

Responder a