Marcos Xavier,

O método Kumon trabalha por etapas ou níveis. Isto significa que o aluno de
Kumon começa em uma etapa avaliada como familiar aos seus conhecimentos
matemáticos, e gradualmente avança às etapas seguintes. É possível que sua
filha não tenha atingido o rendimento esperado pelos instrutores do Kumon,
então ela continuará fazendo o mesmo tipo de exercícios. Ela começou em um
nível baixo e avançará à medida que for adquirindo os conhecimentos das
diversas etapas precedentes. O Kumon trabalha assim: se o aluno não está
preparado para avançar à próxima etapa, ele continua na [etapa] atual, até
que demonstre domínio na mesma. Existe um fator implícito aqui, que é o fato
de que sua filha odeie matemática, ou não tem interesse simplesmente porque,
infelizmente, os professores em geral não despertam os alunos para o
pensamento matemático. Então, seria bom você verificar se sua filha tem
interesse por matemática; se não, apresente a ela o vídeo "A história da
matemática", em 4 volumes, de Marcus du Sautoy, que é recomendado justamente
para despertar o interesse pelo estudo da matemática. Se sua filha
verdadeiramente conseguir conquistar esse interesse, então ela avançará com
bastante folga pelas diversas etapas do Kumon. Ela mesma sentir-se-á
realizada.

-------
Marco Bivar Jr.

--