2012/10/9 Hugo Fernando Marques Fernandes <hfernande...@gmail.com>:
> Multiplique os dois lados da igualdade AB = I por B^(-1) (inversa de B) à
> direita e depois por B à esquerda...
>
> BAB(B^(-1)) = BI(B^(-1)) = BAI = BB^(-1) => BA = I

Vou ser chato (de novo). Em geral, quando se pede para mostrar que AB
= I => BA = I, é justamente para mostrar que a inversa funciona dos
dois lados. Daí (usando a sua notação) sabemos que B tem uma inversa à
esquerda que é A, e A tem uma inversa à direita que é B. Portanto,
ainda não sabemos que existe B^(-1) para multiplicar à direita de B.

O jeito que eu prefiro pra essa propriedade é ver que a matriz produto
de transformações elementares E que leva B na Identidade, leva a
Identidade em A. Isso dá duas igualdades para você:
E*B = I
E*I = A

A segunda diz que E = A, logo AB = I, que é daonde começa o problema do ennius.

Mas como você usou o algoritmo de Gauss para levar A na identidade, o
que acontece é que na parte da solução estão os vetores tais que B*v_i
= e_i. Essa outra parte mostra que BA = I, e portanto A é a inversa de
B.

Alguém sabe fazer de outra forma, sem apelar para matrizes?
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa