"*Recentemente, eu peguei um avião que tinha 137 assentos. Eu gosto sempre
de ser o primeiro a embarcar e não foi diferente nesta ocasião.
Infelizmente, assim que eu entrei no avião, percebi que havia perdido o meu
cartão de embarque e não conseguia me lembrar de qual era o meu assento.
Sem saber o que fazer, eu escolhi aleatoriamente um assento qualquer e me
sentei. Claro que havia a probabilidade de 1/137 de eu ter escolhido o
assento correto, ou seja, aquele que estava marcado no meu cartão de
embarque. À medida que os demais passageiros embarcavam, cada um se dirigia
ao seu assento e sentava-se, a menos que o mesmo estivesse ocupado. Neste
caso, o passageiro abria mão de sentar-se no assento que estava
originalmente atribuído a ele (conforme o cartão de embarque) e escolhia um
outro assento qualquer para se sentar. Percebi que fui o único passageiro
que perdeu o cartão de embarque.*
*
*
*A questão que se coloca é a seguinte: qual a probabilidade de o último
passageiro a embarcar encontrar o seu assento desocupado, ou seja,
encontrar o assento que está no seu cartão de embarque disponível para ele
se sentar?*"

Este problema está explicado no livro "Introduction to counting and
probability" do David Patrick e tem uma resposta surpreendente: a
probabilidade é de 50%...

Para "sentir" a solução, vale a pena pensar no problema para os casos em
que o avião tem 2, 3, 4 e 5 assentos...

--
Abraços

oɾnɐɹɐ ǝp oıɔıɹnɐɯ
*momentos excepcionais pedem ações excepcionais.*
*Os cemitérios estão cheios de pessoas insubstituíveis em seus ofícios.*