________________________________
 De: Mauricio de Araujo <mauricio.de.ara...@gmail.com>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Enviadas: Quinta-feira, 11 de Julho de 2013 10:16
Assunto: [obm-l] Probabilidade - muito interessante...

"Recentemente, eu peguei um avião que tinha 137 assentos. Eu gosto sempre de
ser o primeiro a embarcar e não foi diferente nesta ocasião. Infelizmente,
assim que eu entrei no avião, percebi que havia perdido o meu cartão de
embarque e não conseguia me lembrar de qual era o meu assento. Sem saber o que
fazer, eu escolhi aleatoriamente um assento qualquer e me sentei. Claro que
havia a probabilidade de 1/137 de eu ter escolhido o assento correto, ou seja,
aquele que estava marcado no meu cartão de embarque. À medida que os demais
passageiros embarcavam, cada um se dirigia ao seu assento e sentava-se, a menos
que o mesmo estivesse ocupado. Neste caso, o passageiro abria mão de sentar-se
no assento que estava originalmente atribuído a ele (conforme o cartão de
embarque) e escolhia um outro assento qualquer para se sentar. Percebi que fui
o único passageiro que perdeu o cartão de embarque.

A questão que se coloca é a seguinte: qual a probabilidade de o último
passageiro a embarcar encontrar o seu assento desocupado, ou seja, encontrar o
assento que está no seu cartão de embarque disponível para ele se sentar?"

Este problema está explicado no livro "Introduction to counting and
probability" do David Patrick e tem uma resposta surpreendente: a probabilidade
é de 50%...

Para "sentir" a solução, vale a pena pensar no problema para os casos em que o
avião tem 2, 3, 4 e 5 assentos...
--

Abraços

oɾnɐɹɐ ǝp oıɔıɹnɐɯ
momentos excepcionais pedem ações excepcionais.

Os cemitérios estão cheios de pessoas insubstituíveis em seus ofícios.
--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antiv�us e