  From: marcone augusto araújo borges
  To: obm-l@mat.puc-rio.br
  Sent: Monday, September 16, 2013 12:18 PM
  Subject: RE: [obm-l] Irracional entre dois racionais

  Tudo bem.Se não for abusar da boa vontade de vocês,eu gostaria de uma solução
que utilizasse assuntos do ensino médio.

  From: ilhadepaqu...@bol.com.br
  To: obm-l@mat.puc-rio.br
  Date: Mon, 16 Sep 2013 11:37:24 -0300

  Usei diferenciais, veja em cálculo.
  y=sqrt(x)
  x=64
  deltax=1 e deltax=-1
  dy=f'(x).dx
  observe (faça o desenho da figura Y=SQRT(X) E UMA RETA TANGENTE EM X=64)  que
o deltay é aproximadamente igual a dy
  dy=1/2*sqrt(64)*1
  e o outro
  dy=1/2*sqrt(64)*(-1)

  a dúvida seria é 0,12 ou 0,13?

  olhando o grafico de sqrt(x) ve-se que a tangente em x=64 se afasta mais a
direita do que a esquerda assim quando eu fizer a diferença sqrt (65) ela será
maior do que a diferença entre sqrt(63) logo visualmente vemos que é maior do
que 0,125 assim 0,13 na sua resposta.