Olá!

Indução Finita:

1)     Considere a proposição “P”, aplicada sobre um DETERMINADO número INTEIRO
“m”.

2)     Deve-se provar que P(m) é verdadeira.

3)     Obs.: em geral, m=1.

4)     Considere QUALQUER inteiro “n”, sendo n>m.

5)     Hipótese de indução: P(n) é verdadeira. I.e., P(n) é verdadeira POR
HIPÓTESE.

6)     Deve-se provar que P(n+1) é verdadeira, considerando que P(m) é
verdadeira (foi provado em “2”) E que P(n) é verdadeira (é a hipótese de
indução).

7)     I.e., deve-se provar que: SE [ P(m) E P(n) são verdadeiras ] ENTÃO [
P(n+1) é verdadeira ].

8)     [ P(m) E P(n) são verdadeiras ] => [ P(n+1) é verdadeira ] (*).

9)     Feita a prova supracitada, fica provado que: P(m) é verdadeira E P(n) é
verdadeira para QUALQUER inteiro “n”, sendo n>m.

(*) O item “8” é equivalente a provar que a proposição { NÃO [ P(m) e P(n) ] OU
[ P(n+1) ] } é verdadeira.

Sds.,

  _____

Albert Bouskelá