Você não havia explicado que* "fui fazer um experimento tirando o "1" da
equação. Usei um par (x,y) com a mesma paridade e achei um z inteiro.
Novamente usei outro par e deu outro z inteiro. Olhando para os
experimentos. Vi que nos  dois casos z = -(x+y)/2. Ai tornou-se uma
conjectura."*

Ou seja, experimentos numéricos levaram à conjectura. Beleza!

De toda forma, fazer experimentos tirando o "1" da equação foi uma bela
sacada. Você primeiro examinou a versão "homogênea". Boa ideia.

[]s,
Claudio.