Na verdade os meus questionamentos surgiram por causa do meu interesse em
ensino de matemática.

Por exemplo, produtos notáveis e fatorações são notoriamente mal ensinados,
pelo menos nos livros didáticos de 8o e 9o ano que eu examinei.
Nenhum menciona que:
a) as generalizações de (x+y)^2 = x^2 + 2xy + y^2  e  x^2 - y^2 =
(x-y)(x+y) para expoentes maiores levam ao teorema do binômio (erroneamente
chamado de binômio de Newton - nota histórica: Newton generalizou o teorema
para expoentes racionais) e à fórmula da soma dos termos de uma PG;
b) (x+y)^2 = x^2 + 2xy + y^2 é a base para a ideia de se completar
quadrados, a qual, por sua vez, não só resulta na fórmula para as raízes de
uma equação quadrática, mas também na elucidação das propriedades da função
quadrática;
c) o uso inteligente da expansão de (x+y)^3 leva à formula das raízes de
uma equação cúbica.

***

Há tempos, o Hermann, participante desta lista, postou uma dúvida sobre
produtos notáveis e pediu dicas de livros com exercícios sobre produtos
notáveis e fatoração.
Eu tenho duas sugestões, ambas em inglês:
- Algebra, de I.M.Gelfand e A.Shen - Birkhäuser (este faz as generalizações
que eu mencionei acima)
- A Problem Book in Algebra, de V.A. Krechmar - Mir Publishers (pros
entusiastas)
Ambos estão disponíveis na Amazon.

***

Anos atrás eu gostava de soluções "mágicas", obtidas por meio de alguma
sacada brilhante que eu jamais conseguiria ter.
Após me deparar com várias destas soluções, me ocorreu que elas talvez
tivessem um efeito perverso na motivação dos estudantes de matemática, pois
passavam a impressão de que é preciso ser um gênio para dominar a matéria.
Daí o meu interesse em saber como vocês obtiveram certas fatorações.
Entendo que trabalho braçal, experiência, alguma lógica e um pouco de
otimismo são, para a maioria de nós, as únicas formas de progredir na
resolução de um problema como o que deu origem a este thread.

Dito isso (e posso estar enganado) nem o Pedro José e nem mais ninguém
explicou de onde veio a conjectura (correta) de que:
z = -(x+y)/2 é solução de *(x + y)(y + z)(z + x)/2 + (x + y + z)3 =  – xyz*

[]s,
Claudio.