Em qua, 1 de ago de 2018 às 13:11, Claudio Buffara
<claudio.buff...@gmail.com> escreveu:

> Acabei de ver outro problema sobre colinearidade. É de uma competição de
> Singapura em 1989:
>
> Considere o triângulo ABC. Em BC (ou seu prolongamento), tome o ponto X tal
> que AX seja tangente ao circumcírculo (círculo circunscrito) de ABC. De forma
> análoga, tome Y em AC e Z em AB tais que BY e CZ também sejam tangentes ao
> circumcírculo de ABC. Prove que X, Y e Z são colineares.

Ainda não resolvi esse, mas tive a tentação de escrever o dual desse
problema, como em geometria projetiva:

Dado um triângulo ABC.

Seja X_A o ponto do plano tal que BX_A e CX_A são tangentes ao
circuncírculo de ABC. Analogamente se definem X_B e X_C.

Mostre que AX_A, BX_B e CX_C são concorrentes.

Usar Ceva Trigonométrico aqui parece uma ótima pedida!