Bom dia!
Refiro-me a solução recomendada por Israel.
A princípio eu encrenquei com a solução. Pois, sem nenhuma caracterização
definiu que a era mínimo. Então achei que a solução para a <kb tinha ficado
capenga. Mas como não houve nenhuma crítica, julguei ser cisma minha. Mas
depois me veio o pensamento, usando a técnica usada na resolução sempre que
houver duas soluções(digo duas mesmo, distintas) haveria um absurdo. Pois
ele supôs que a era mínimo e provou que a1, solução, a1<a, absurdo. Mas
como ele não usou nenhum argumento para supor que a era mínimo, apenas
arbitrou, poderia ter arbitrado que a era máximo e se a1>a, também seria
absurdo.
Aí, encrenquei mesmo com a soluçao e achei essa família de soluções para
a<kb.
K=x^2; b=x^3 e a =x^5-x, que para x>1, xinteiro, atende a<kb e
k=(a^2+b^2)/(ab+1); continua dando um quadrado perfeito, mas se não fosse?
A linha de argumento da solução,  desprezou essa possibilidade.
Preciso ajuda, estou correto ou errado?
Grato,
PJMS