Boa tarde!
Perdoem-me pela insistência.
Mas outra forma de pensar.
Se k>0, e se a>b e se pensarmos em duas soluções positivas logicamente
estamos assumindo que a seja máximo. Pois, se existe a1 solução e a1>=a
então a1.a=b^2-k>b^2, absurdo.
Portanto quando dizemos que a>b, estamos escolhendo conscientemente a
solução máxima. Então não é ocaso de pegar uma solução hipotética, supor
que é solução mínima  e provar que existe uma menor, gerando absurdo.
Saudações,
PJMS