Boa tarde!
Anderson,
no meu entender é premissa do método de Gauss que ao multiplicarmos uma
linha por k, o determinante fica multiplicado por k, portanto não podemos
provar pelo método de Gauss.
Aí o problema seria igual:
Sabendo-se que, ao multiplicar uma linha de uma matriz A quadrada por k
gerando uma matriz B, det(A)=det(B); prove que Det(kA) = K^ndet(A).
Bem diferente de prove que Det(kA) = k^n*det(A).

Saudações,
PJMS