Boa tarde!
Anderson,
você está com a razão, embora facilite o uso da propriedade de que det(A) =
1/kdet(B) Onde B é obtido de A multiplicando-se uma linha ou coluna por k,
e alguns artigos o apresente nas premissas de Gauss, não é necessário para
se conseguir triangular uma Matriz, basta troca de linhas ou somar uma
linha a combinações lineares de outras ou fazer as mesmas operações com
colunas.
Só para Gauss-Jordan que é necessário esse artifício.

Sds,
PJMS