Opa, complementando então , para a segunda pergunta a resposta é :
sim, exsitem no mercado diversas tools para se comparar dois bancos
(tanto estrutura apenas como estrutura + dados), tais como : DBDiff
for Oracle em http://www.dkgas.com/oradbdiff.htm , DBTools (módulo DB
Difference Expert) em http://www.softtreetech.com/dbtools/index.htm ,
DB Balance Comparator em
http://www.dbbalance.com/db_comparator_pro.htm ,DBSOLO em
http://www.dbsolo.com/schema_comparison.html , todos comerciais, e de
freeware alguns conhecidos são o SchemaCompare em
/http://www.codeproject.com/vb/net/OracleSchemaCompare.asp e o TOYS
(Tool for Organizing Your Schemas) em http://www.impacttoys.com/ .

Já que o colega Edinho trabalha com Delphi, no (manjadíssimo) site
Torry´s Delphi  no menu Database Tools > Oracle > Compare and
Synchronize (página http://www.torry.net/pages.php?s=276 ) ele dá
também uma série de pequenas tools de comparação, várias feitas em
Delphi, de repente pode ser útil, também...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Eduardo Castro Alves
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu