Colega, veja só : o que ocorre (e é fartamente documentado, tanto nos
manuais de SQL, de Concepts e nos de Tunning, e se googlando vc achar
refs várias tanto no asktom quanto em sites diversos, como
http://coskan.wordpress.com/ por exemplo) é que ao fazer um DDL de
criação de objeto necessariamente uma relativamente longa série se
tabelas internas do bd Oracle sofrerão inserção, E ao se fazer um DDL
de remoção de objeto (como DROP por exemplo) não só os dados terão que
ser deletados das tabs internas, E (o que pode ser muito pior pra
performance) ** todos ** os SQLs internos do banco que faziam
referência à esses dados deletados QUANTO os SQLs de usuário que
faziam referência ao objeto DDLzado serão todos INVALIDADOS, o cache
de SQL tem que sofrer manutenção, os blocos TODOS que continham dados
eliminados ficarão sujos, o DDL ** implica ** em um COMMIT antes e um
depois...... Então é conceitual que DDL frequente ** PODE SIM **
interferir sim na performance, seja banco OLTP, seja DW, os conceitos
acima se aplicam pra todos.  É verdade que um banco OLTP via de regra
tem *** muitos *** mais SQLs diferentes em cache do que um banco DW (o
DW se caracteriza por ter poucos SQLs porém cabeludos, de longa
duração, e o OLTP tem muitos SQLs diferentes mas cada um de pouca
duração), então EM TESE sim, um OLTP sofreria mais com os efeitos
acima descritos de DDLs frequentes, PORÉM o que RIGOROSAMENTE não é
possível pra nós, aqui de fora, só sabendo que o banco é OLTP e nada
mais, é MENSURAR o quanto vc será afetado.... Ou seja, a sua resposta
é : SIM, de acordo com o conceito acima exposto um OLTP vai sofrer
mais, mas se esse fator vai ser significativo vai depender do seu
ambiente, se o seu cache de SQLs está saturado ou não, se vc tem folga
de CPU ou não, etc, só mesmo fazendo um benchmark aí no local... ´

 -- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Alisson Aguiar" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> André,
>
> O processo não pode ser mudado, por que ele é gerenciado pela ferramenta
> (Oracle Data Integrator). Essa abordagem E-LT faz com que as cargas
sejam
> extremamente rápidas, porém, há essa criação/drop massiva de objetos
> (tabelas, views, índices).
>
> O que eu estou procurando são insights que digam que a *** uso
massivo de
> DDL não é indicado para bancos OLTP ***. Até agora, não achei nada,
> [...]
<[EMAIL PROTECTED]<rafaelcolvara%40techne.com.br>

import/transform/export (de

<oracle_br%40yahoogrupos.com.br><oracle_br%40yahoogrupos.com.br><oracle_br%40yahoogrupos.com.br>
em nome
<oracle_br%40yahoogrupos.com.br><oracle_br%40yahoogrupos.com.br><oracle_br%40yahoogrupos.com.br>

<[EMAIL PROTECTED]<andre.psantos.ti%40gmail.com>

GTT) é

<[EMAIL
PROTECTED]<mralisson%40gmail.com><mralisson%40gmail.com><mralisson%40gmail.com><mailto:

Transform e

OLTP, ficou

hoje está