Alisson

Não conhecia esse conceito de "ELT". Então não posso ter opinião formada,
sem estudar melhor.

Porém podemos trocar idéias, pensando em conceitos básicos.

Para se dizer se algo **não** é indicado para um BD OLTP, neste caso, seria
necessário saber se é um sistema "crítico", se já possui processamento
intensivo (ou se há folga de processamento), etc.
Ou seja, acho que a resposta não é tão direta assim. Há outros aspectos a
considerar.

Um DBA experiente (não sou DBA) poderia detalhar melhor o impacto das DDL's
massivas.
Na realidade, um SGBD/servidor pode até suportar isso... mas nenhum SGBD foi
concebido (pensado) para isso (tanto faz ser OLTP ou OLAP).
Tradicionalmente, num BD você tem as estruturas prontas e manipula os
conteúdos... tabelas "temporárias/auxiliares" (via DDL) seriam/são exceção.

Mas pode ser que em certos casos, "ELT" seja uma boa opção...
Você mencionou o "Oracle Data Integrator" --- talvez pensando em
"integração" seja interessante (estou considerando em carga de dados
contínua, mas em "doses homeopáticas").

Num servidor com sistemas críticos e muito exigidos, eu deixaria qualquer
coisa que gere impacto considerável de processamento (e não faça parte
diretamente das regras do sistema) em um servidor separado.

Pelo que vi, um dos apelos do ELT é ser "mais econômico" (por afirmarem que
não requer um servidor separado)... mas quem "põe a mão no fogo"? Ou dizer
que é uma boa solução para qualquer necessidade de DW/BI?

Achei uns links que parecem interessantes, mas ainda não tive tempo de
ler... de qualquer forma, repasso:

http://blogs.informatica.com/enterprise_data_management/2007/07/what_is_elt.html#more

http://blogs.informatica.com/enterprise_data_management/enterprise_data_management/technology/

[ ]