Welvis,

Pede pro pessoal fazer o seguinte: Criar um método (no seu modelo de
objetos) que retorne uma nova conexão, de fora do pool, configurada como
DEDICATED para efetuar os processamentos longos. Conexões compartilhadas.

Se você tiver um volume de dados muito grande pra processar, experimente
colocar isso pra rodar no Banco, o que pode ser feito através de Java Stored
Procedures pra você não se preocupar em escrever regras de negócio em PL/SQL
o que, presumo, pode fugir das diretrizes da empresa em questão.