  From: Marcus Pavan
  To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Wednesday, February 20, 2008 10:57 AM
  Subject: Res: [oracle_br] Oracle RAC+ Java

  É o seguinte Welvis.
  Não sei qual o seu conhecimento no ambiente Oracle RAC, mas vamos explanar
algumas situações.
  É extremamente plausível a utilização de SERVICES para fazer a distrubuição
de conexões entre os nós, exemplo: possuo três servidores em Oracle RAC, e três
sistemas (RH, Contabilidade e Estoque). Criarei três serviços para eles.

  Nome do servico Servidor Servidor disponível
  rh rac1 rac2
  contabilidade rac2 rac3
  estoque rac3 rac1

  O conceito de serviço é que você não utilizará o nome do banco de dados para
conexão, exemplo:
  db_name=db
  Nome da instância nos servidores:
  rac1 - db1
  rac2 - db2
  rac3 - db3

  Note que não utilizaremos o nome da instância, ou o nome do banco para
conexão e sim o serviço.
  Como utilizarei o serviço, eu posso definir qual a instância é a "primária" e
qual é a disponível.
  No seu caso, você poderá criar dois serviços para identificar qual nós você
desejará. No momento do processamento, você conecta neste serviço e dispara.
  Depois que você criar os serviços (dbca, enterprise manager ou srvctl)
verifique o listener como ele estará esperando as conexões (lsnrctl status).

  Espero tê-lo ajudado.

  Marcus Pavan