De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Milton Bastos Henriquis Jr.
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [oracle_br] Livro de Tuning de Banco de Dados

Sem vc especificar SGBD, pra escrever de uma maneira genérica,
seria possível vc falar de:

- tunning de SQL (SQL Ansi, que teoricamente deveria funcionar em
qualquer SGBD);

- I/O: aqui não tem muito segredo, em qualquer banco, o ideal é alcançar o
mínimo possível de leituras/escritas em disco para uma melhore performance;

- Locks: também é um conceito que serve para qualquer banco de dados,
basta pesquisar a respeito;

Mas é interessante, mesmo a nível acadêmico, citar exemplos práticos
de alguns SGBDs, como Oracle, Sybase, SQL Server, DB2, etc...