Cara, to fazendo minha monografia sobre bancos de dados também. E posso te
falar que isso que você quer provavelmente não existe. O motivo é que apesar
de todo banco ter locks, estruturas de memórias e etc, a implementação disso
é muito diferente para cada banco e existe muita coisa peculiar.

Então, acho melhor você partir para outra abordagem. Agora, se encontrar
alguma coisa, nos avise. :-D