Ah, ok ... Não, esse eu ainda não usei, nos meus maiores clientes
recentes era dw, que é um ambiente onde ** tudo ** tem que ser
planejado à priori, manutenções são definidas pra janela x e quando x
chega ou eu parava o listener e já tinha script q dava um kill -9 em
todo mundo, OU até (se fosse pra chutar o pau da barraca) dava um
shutdown abort na testa do banco, depois startup restrict que aí só eu
(dba) podia me conectar, não cheguei a usar esse change manager...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Fernanda Damous <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Chiappa,
>
>   Desculpa....não defini direito o "manager" no qual preciso de
ajuda....

>   É o "Oracle Change Manager"...para ser bem simplista...é um estilo
CVS, SVN...controladores de versão...um baseline...etc.

>   Só que não sei se ele relamente vai conseguir me ajudar a diminuir
as paradas de banco para manutenção, pois para que seja feita uma
simples compilação de package acabamos perdendo 30 min esperando
terminar transação, fazer usuário sair, derrubar usuário e baixar o
banco senão os "caras" continuam tentando usar o sistema que acessa o
banco o tempo inteiro...pra se ter idéia, mau o BD entra no ar já tem
uns 25 negos conectados....complicado! parece até shell de
connect....afffffff

>   Para mim isso é questão de cultura!!!! Mas não dá para abrir a
cabeça do usuário e enfiar uma mensagem que qdo for avisado sobre a
parada, vai parar o banco e pronto e que é muito menos custoso se eles
fizessem isso (parassem de usar), daí nem precisava baixar o banco,
enfim...vai tomar um café e qdo voltar já ta ok!
>   Estamos tentando encontrar metologias para melhorar esse processo
sem tanto trauma para os nossos usuários...rs...e nem gastar tanto
tempo para uma operação simples e pequena!

>   Uma das alternativas (que é só isso por enquanto) é o Change
Manager...