André,

  Então..suas dicas são ótimas e nós pensamos assim também...daí entra política
da empresa, procedimentos, burocracia....affff
  Esses 2 procedimento que vc citou, nós já fazemos aqui e não funciona,
acredita?! Pois pode acreditar.
  O Que acontece é que a TI Interna definiu que quer ver esse produto da Oracle
e tals...e vamos ver, mas acho que não vai adiantar!

  Tou vendo que teremos que por em alta essa história de cultura e brigar por
ela mais uma vez! e dale politicagem e burocracia....rs

  Valeu mesmo!

  bjs

  Fernanda

Andre Santos <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
          Fernanda

Entendi... Eventualmente vocês até fazem uma compilação se for algo de
pequeno impacto, mas normalmente são alterações grandes e/ou que têm mudança
de estruturas etc... e o sistema tem um uso intenso (muitas transações
concorrentes no SGBD).

Aí, na minha opinião, a solução não é somente "técnica".
É necessário ter um "patrocinador" para implantar um novo procedimento
(mudar a cultura).
Tem de ser alguém com autoridade (é "ordem do Sr. Fulano...").

E ele tem de ser convencido que o novo procedimento é importante.
Apresentem o problema atual, o prejuízo em termos de tempo e custo da equipe
(e da falta de agilidade para atualizar o sistema).
Mostrem a vantagem do novo procedimento... e enfatizem que a única
dificuldade de implantar isso é pelo mal costume das pessoas (resistência
cultural).

Depois de conseguir o apoio desse "patrocinador", ficará fácil. :^)

1. Mandem um e-mail para toda a empresa (aprovado previamente pelo
"patrocinador" e citando que a definição É DELE !), para divulgar o novo
procedimento. Esperem uns dias (uma semana) para as pessoas ficarem cientes
disso.
Citem que será feito sempre de forma organizada e com aviso prévio (exceto
nas manutenções emergenciais).
Se acharem melhor, façam uma "apresentação" sobre isso à chefia
intermediária (gerentes/coordenadores).

2. Procedimento de rotina:
- E-mail avisando que, em tal horário (no almoço, por exemplo) o sistema
ficará indisponível, com previsão de X minutos para retorno. OBS.: Melhor
ainda se divulgar quais serão as melhorias/correções.
- Uns 5 minutos depois do horário marcado:
. ALTER SYSTEM ENABLE RESTRICTED SESSION;
. Se for o caso, derrubar as conexões existentes (sem esperar as
transações)
. Aplicar as atualizações
. Fazer os eventuais testes básicos condizentes
. ALTER SYSTEM DISABLE RESTRICTED SESSION;
- E-mail divulgando que a atualização foi realizada.

Bom... é uma sugestão.

[ ]

André