Amigo,

Vc ja tento um offline drop  ?? acredito q nas duas solucoes ja q vc nao diz
q o datafile eh indevido e ja estava offline.

alter database datafile 80 offline drop;

alter system switch log file;

recover datafile 80;

 select status from v$datafile where file#=80;

select status from v$datafile_header where file#=80;

alter database datafile 80 online;

--
Att,

Diego Leite