Oi candiurudba,

Nos estudos que fiz da 11202 observei essa mudança do listener.

Acredito que a mudança deve-se no fato do grid infrastructure cuidar de toda
a infraestrutura, o que inclui o listener (que antigamente era de
responsabilidade do banco).

Tentei fazer alguns testes com o listener, mudando porta e algumas
características de segurança e consegui "estragar" o que estava funcionando.
rssssss. Preciso estudar um pouco mais antes de começar a fazer mudanças no
listener.

Quanto a segunda pergunta de mudar o REMOTE_LISTENER, pode fazer isso sim; a
11202 manteve essa compatibilidade com as versões anteriores sem causar
problemas.

[]s
Braga